lunes, 27 de mayo de 2013



ARERÊ - MEMORIAL DA MINHA VIDA.



Estou em Rio Pomba - Minas Gerais - Brasil.
Hoje é o dia 27 de maio de 2013.

Meu relógio marca 23:21 h.






Nesta data, em minha casa, no mesmo local onde vivi minha infância e adolescência, na minha cidade-natal,  resolvi começar um novo projeto em minha vida, para o qual, neste instante, não me ocorre nome melhor para dar-lhe que chamá-lo de ARERÊ -.Memorial da Minha Vida.


A construção desse objetivo pessoal surgiu faz pouco mais de um mês e se formou celeremente em minha mente e espírito. Estou certo que apesar de seu caráter incipiente e de seu iniciar-se claramente individual, se converterá em um objeto coletivo, pela sua apropriação pelos que me querem e pelas contribuições que espero espontâneamente venham a surgir para seu aperfeiçoamento a cada tempo.



Mas, o que é Memorial?














Podemos encontrar alguns significados em http://www.dicionarioinformal.com.br/memorial/

1- "É uma instituição permanente, de interesse geral, voltada para a preservação e propagação de informações históricas compostas de dados, documentos e imagens relativas a pessoas, instituições ou lugares." 

2- "A falta de delimitação conceitual precisa sobre a noção de memorial, resulta no simples entendimento de que o seu papel estaria restrito à preservação da memória da sociedade. Pelo senso comum, não há distinção entre museu e memorial. É de fundamental importância o domínio do conceito do que seja um memorial, como pressuposto de ações práticas culturais de memória e produção cultural que o mesmo poderá acomodar. No Dicionário Etimológico Silva Bastos da Lingua Portuguesa, de 1928, memorial significa um pequeno livrinho de lembranças, uma petição escrita. Do latim memorins."

3- Registro histórico de alguém com detalhes preciosos sobre alguém ou algo e que comprova a existência por um periodo de tempo.

4- Uma memória de álbum, um encontro importante.Um encontro que você põe na geladeira para não esquecer.




E o que pretendo?



Pois bem! Tendo visto tais significados, posso dizer-lhes que minha pretensão é tão somente de forma transparente conversar, dialogar com meus familiares, leitores, amigos, seguidores, sobre pedaços da minha vida. E, por conseguinte, ao fazê-lo direta ou indiretamente abordar um pouco de tantos "outros" com quem conviví em minhas jornadas mundo afora e que foram o amálgama fundamental para a minha construção como ser humano, profissional, amigo, familiar, companheiro, pai.

Ao escrever essas primeiras linhas já me dou conta da ousadia desse projeto. Primeiro porque é muito difícil falar sobre si mesmo, pelas vergonhas e tabús que sempre carregamos; pelo risco de sermos auto-bajuladores ou demasiadamente críticos; pelo fato de termos uma visão tão somente unidimensional de nós mesmos. Portanto, a imperfeição mais que nunca integra esse ousado desejo de construir um eu coletivo.



E para quê fazê-lo?


É preciso fazê-lo! Fazê-lo como catarse, como reflexão, como reconstrução, como possível apoio a outros que possam descobrir em minhas histórias de vida algum ensinamento proveitoso para as diferentes situações que possam ter vivido, estar vivendo ou que pretendam projetar para seus futuros.

Tomara Deus que essa empreitada seja dignificante e edificante, não apenas para mim, mas sobretudo para meus filhos, sobrinhos, familiares, amigos, companheiros e "outros" até agora desconhecidos.




Viver e não ter a vergonha de ser feliz!

Minha vida é um Arerê com todas as suas multifacéticas interpretações. E de propósito não vou conceituar Arerê. Mas, assim sendo, assumidamente plagio então, sem pudor, aquela música famosa e alegre cantada pela Ivete Sangalo e digo de coração aberto e em alta voz:

"Tudo o que eu quero nessa vida,
Toda vida, é
É amar você
Amar você
O seu amor é como uma chama acesa
Queima de prazer
De prazer
Eu já falei com Deus que não vou te deixar
Vou te levar pra onde
Pra qualquer lugar
Já fiz de tudo pra não te perder
Arerê,
Um lobby, um hobby, um love com você
Arerê,
Um lobby, um hobby, um love com você
Cai, cai, cai, cai, cai pra cá
Hey, hey, hey
Tu-do,tu-do, vai rolar"


Beijo grande na alma de cada um...

Tomara Deus que os Espíritos Superiores me encham de luz, também nesse projeto.


Até breve.

Williams F Silva

No hay comentarios:

Publicar un comentario